Veja abaixo uma tabela que irá ajudar a orientar o plano de manutenção na sua motosserra.
Manutenção Diária
- Verifique se todos os componentes do controle do acelerador estão operando de forma segura (trava do acelerador, alavanca e a trava da partida).
- Limpe o freio de corrente e verifique seu funcionamento de acordo com as instruções no manual. Esteja seguro que o pino pega-corrente não está danificado. Caso contrário,substitua-o imediatamente.
- Limpe o filtro de ar e substitua se necessário. Verifique danos
e furos (utilizar água e sabão neutro).
- A barra do sabre deve ser virada diariamente para um
desgaste uniforme. Verifique o canal de lubrificação na barra
e certifique-se que não está obstruído. Limpe a canaleta da
barra. Se for de ponta rolante a mesma deve ser lubrificada.
- Verifique o funcionamento da bomba de óleo para assegurar que a barra e a corrente estão recebendo a lubrificação adequada.
- Afie a corrente e verifique a tensão e condição da mesma.
Verifique o desgaste dos dentes do pinhão e substitua se
necessário.
- Verifique a tampa e a corda da partida contra danos e desgastes. Limpe as arestas de entrada de ar na tampa da partida.
- Verifique se existe algum parafuso ou porca perdida na carcaça. Reaperte todos e substitua se necessário.
- Teste a chave de parada da máquina (stop) para garantir que
a mesma desligue.
- Lubrifique todo o sistema de rolamento da embreagem.
- Remova qualquer rebarba das extremidades da barra do sabre.
- Limpe a vela e verifique a folga entre os eletrodos (a folga correta é de 0,5mm).
- Verifique o sistema de arranque juntamente com as molas de recuo da corda. Limpe as aletas do volante.
- Limpe as aletas de resfriamento do cilindro.
- Limpe e/ou substitua a malha de proteção de faíscas no escapamento.
- Limpe todo o compartimento do carburador e também o de entrada de ar.
Manutenção Mensal
- Verifique o desgaste da cinta do freio de corrente. Substitua
se necessário.
- Verifique se há desgaste no núcleo da embr eagem, tambor e mola. Realize manutenção caso necessário.
- Limpe toda a parte externa do carburador evitando sua contaminação com poeira.
- Verifique a mangueira e o filtro de combustível. Substituir se necessário.
- Limpe o tanque de gasolina com um pouco de gasolina pura. Depois retire todo resíduo.
- Limpe o reservatório de óleo com um pouco de gasolina pura. Depois retire todo o resíduo.
- Verifique todos os cabos e conexões.